Novena a Santíssima Trindade II

O Mistério da Santíssima Trindade consiste em que Deus é um só e Nele há três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Mistério da Santíssima Trindade nos tem sido revelado pela Pessoa, palavras e ações de Jesus Cristo. Depois de ter falado pelos Profetas, Deus enviou a seu Filho, Jesus Cristo, quem nos deu a boa nova da salvação. Este é a mensagem do novo Testamento. Com suas palavras e ações, e especialmente em sua sagrada Pessoa, Jesus nos deu a conhecer as mais profundas verdades acerca de Deus. A Trindade é o Mistério mais profundo. Jesus nos tem revelado os segredos do Reino dos Céus.

O suprema de seus ensinamentos é o segredo de Deus mesmo. Nos tem falado da vida de Deus. Nos ensinou que Deus, sendo um só, existe em três Pessoas Iguais. Nos disse seus nomes: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus Cristo se apresentou a Si mesmo como o eterno e divino Filho de Deus. Afirmou que é o Filho, o Unigênito do Pai, igual ao Pai. Jesus nos revelou mais plenamente ao Pai. Sempre falava de seu Pai chamando-lhe por este nome. Nos ensinou a amar a nosso Pai celestial porque Ele nos ama. Ele quer ajudar-nos em todas as necessidades da alma e do corpo. Quer levar a seus filhos a seu lugar do céu.

Jesus revelou a Terceira a Pessoa Divina, o Espírito Santo.

O Pai e o Filho, depois da ressurreição, o enviaram a Igreja. Jesus havia prometido enviar a Terceira Pessoa, Deus igual que o mesmo e o Pai. Jesus, o Divino Mestre, falou a seus discípulos acerca do verdadeiro Deus e os chamou a ser filhos de Deus pelo dom do Espírito.

Honramos a Santíssima Trindade sempre que tomamos consciência de que Deus Pai, Filho e Espírito Santo estão presentes em nossa alma. Os honramos assim mesmo quando tratamos de entender com a ajuda da fé que pelo Batismo estamos chamados a íntima união de amor com as três Divinas Pessoas. A palavra de Deus: Venham e tragam todos os povos para que sejam meus discípulos. Batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (nt 28, 19) Que profunda é a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Não se podem penetrar seus desígnios nem se podem compreender seus caminhos. Em efeito quem tem conhecido o que pensa o Senhor Quem tem podido dar-lhe algo primeiro, de maneira que Deus ten tem que pagar-lhe Em verdade, tudo vem Dele, tem sido feito por Ele e até a voltar a Ele.

A Ele seja a Glória para sempre Amém! (Rom 11,33-36) "Há diferentes dons Espirituais, mas o Espírito é o mesmo;

Há diversos ministérios, mas o Senhor é o mesmo; Há diversidade de obras, mas é o mesmo Deus quem faz tudo em todos". (1 Cor 12, 4-6)

Orações para todos os dias da novena: Oh! Deus, Pai eterno! Abençoai-me com o amor que tens dado a teu próprio Filho desde toda a eternidade e compartilhando com Ele a plenitude de tua Divindade. Abençoai-me com o amor com que nos tens feito filhos adotivos e participantes dos tesouros de tua Divindade. Abençoai-me com o amor com que nos enviaste a teu Filho e ao Espírito Santo para fazer os milagres de teu poder e misericórdia conosco. Fazei que eu sempre Vos reverencie e honre como meu soberano Senhor e te ame com todo meu coração como ao melhor dos pais. Pai eterno, concedei-me a graça em particular que agora te peço (mencione o favor que deseja ). Oh! Deus, Filho eterno! Imagem do esplendor do pai celestial, Abençoai-me com o amor com que nos rodeias a nós, tuas pobres criaturas. Vós tens feito nosso Irmão ao fazer-vos homem como nós; Somos irmãos espelhando-nos em tua Divindade para que sejamos imagem de teu esplendor. Abençoai-me com a maravilhosa bondade de teu Sagrado Coração, que te fez escolher a morte para levarmos a vida eterna. Abençoai-me com a maravilhosa bondade de teu Sagrado Coração, que te fez escolher a morte para levarmos a vida eterna. Abençoai-me com o amor com que Vós sempre intercedeis por nós no Santíssimo Sacramento e ante o trono de Deus; E com o mesmo amor com que nos dais a Vós mesmo na Santa Comunhão. Que todo este amor e todos os vossos amargos sofrimentos não deixem de ser aproveitados por mim. Filho eterno, concedei-me a graça particular que agora peço (mencione o favor que deseja ) Oh! Deus Espírito Santo! Amor mútuo entre o Pai e o Filho, abençoai-me com o amor que procede do Pai e do Filho formando a eterna união. Abençoai-me com o amor com que nos dais a Vós mesmo como nosso maior Dom, dispensando todas as tuas graças divinas e transformando-nos de pecadores em filhos de Deus. Abençoai-me com o amor com que tens feito tua morada no Sagrado Coração de Jesus: com seus méritos a terra se enche de graça e se converte em morada para o Deus dos Céus. Que eu me deixe guiar sempre por Vós para progredir em virtudes e alcançar a felicidade eterna. Deus Espírito Santo concedei-me a graça que agora te peço (mencione o favor que deseja ).

Oferecimento: Santíssima Trindade! Divindade indivisível. Pai, Filho e Espírito Santo, fonte de onde tudo vem e mar onde tudo acaba. Vós nos tens criado a tua imagem e semelhança. Todos os meus pensamentos, minhas palavras, afetos de meu coração e todas as minhas ações sejam sempre conformes a tua Santíssima vontade. Depois de ter visto vossa manifestação aqui na terra e através da opacidade da fé, possamos por fim contemplar frente a frente em perfeita união estando contigo no céu para sempre. Amém.

Oração: Deus todo poderoso e eterno! Nos tens dado a nós, teus servos, que professamos a fé verdadeira, a graça de conhecer a Glória da Santíssima Trindade e adorar a unidade no poder da divina majestade. Te pedimos nos concedas que, por nossa fidelidade nesta mesma fé, nos vejamos sempre defendidos de todo perigo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Glorificação e adoração: Vos glorifico, Pai Todo Poderoso. Vos glorifico, Deus Filho, nosso Senhor e Salvador. Vos glorifico, Espírito de Amor. Um só Deus e três Pessoas, permanece junto a mim no templo de minha alma. Te revelas a Vós mesmo no mais profundo de meu ser. Aproximai-me mais a Vós em participação de tua vida e amor. Não há palavras para descrever teu poder, tua Glória excede toda medida, tua misericórdia é infinita. Impossível dizer o muito que amais ao homem. Concedei-me os tesouros de tua compaixão e misericórdia participando de tua vida divina. Que eu viva com maior perfeição a vida que professo e chegue a vida do Reino.

Te Deum - Hino de Ação de Graças: A Vós Oh! Deus!, te glorificamos,A Ti, Senhor, te reconhecemos. A Ti, Eterno Pai, venera toda a criação. Os Anjos todos, os céus, todas as Potestades te honram. Os Querubins e Serafins cantam sem cessar; Santo, Santo,Santo é o Senhor, Deus do universo. Os céus e a terra estão cheios da majestade de tua Glória. A Vós canta o glorioso coro dos Apóstolos, a multidão admirável dos Profetas, o branco exército dos Mártires. A Vós a Igreja Santa, estendida por toda a terra, proclama: Pai de imensa majestade, Filho único e verdadeiro, digno de adoração, Espírito Santo, Paráclito. Vós sois o Rei da Glória,Cristo Vós sois o Filho único do Pai. Vós para liberar ao homem, aceitastes a condição humana sem desdenhar o seio da Virgem. Vós, tirais as cadeias da morte, abriste aos que crêem o Reino do céu. Vós que sentais a direita de Deus na Glória do Pai. Cremos que um dia há de vir como Juiz. Te rogamos, pois, que venhas em ajuda de teus servos, a quem redimistes com teu precioso Sangue. Que na Glória eterna nos associemos a teus santos. Salva ao teu povo, Senhor, e bendiz tua herança. Sejas seu Pastor e conduzi-nos eternamente. Dia a dia te bendizemos e glorificamos teu nome para sempre. Digna-Vos, Senhor, neste dia guardar-nos do pecado. Tende piedade de nós, Senhor tende piedade de nós. Que tua misericórdia, Senhor, venha sobre nós, como esperamos de Vós. Em Vós, Senhor, confiamos para sempre.