Novena Breve ao Espírito Santo

Orações para todos os dias:

Vem, Espírito Santo, enchei os corações de teus fiéis e acende neles a chama de teu amor.

Oh! Deus, que com a luz do Espírito Santo iluminas os corações de teus fiéis, concedei-nos que guiados pelo mesmo Espírito, desfrutemos do que é reto e tenhamos sua alegria celestial.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os bens do céu e mostrai-nos os meios para alcança-los.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes a respeito dos mistérios da salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraça-los com fervor.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Conselho, inclina nossos corações a atuar com retidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com tua graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas para assim não perder as eternas.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa, e piedosamente nesta vida, para alcançar o céu na outra vida.Glória.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Temor de Deus, fere nossos corpos com teu temor para assim trabalhar pela salvação de nossas almas.Glória.

Oração: Oh! Deus, que tem unido as nações na confissão de teu Nome, concedei-nos que aos que tem renascido pela água do batismo, tenham a mesma fé em seus corações e a mesma piedade em suas ações. Oh! Deus, que enviaste o Espírito Santo aos apóstolos, ouvi as orações de teus fiéis para que tenham a verdadeira paz, que por tua graça, tenha recebido o dom da verdadeira fé. Vos suplicamos, Oh! Deus, que teu Santo Espírito acenda em nossos corações essa chama que Cristo trouxe a terra e desejou ardentemente que fosse acendida. Inflamai, Oh! Senhor, nossos corações com o fogo do Espírito Santo, para que vos sirvamos castos de corpo e limpos de coração. Enriquece, Senhor, nossos corações derramando com plenitude teu Santo Espírito por cuja sabedoria fomos criados e por cuja Providência somos governados. Te suplicamos, Oh! Deus Todo Poderoso e Eterno, que teu Santo Espírito nos defenda e habite em nossas almas, para que ao fim, sejamos os templos de sua glória. Te pedimos, Senhor, que segundo a promessa de teu Filho, o Espírito Santo nos leve ao conhecimento pleno de toda a verdade revelada.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém.