Novena ao Santíssimo Sacramento - Adoração Eucarística

Orações Preparatórias para todos os dias: Bendito e amado seja o Santíssimo Sacramento do Altar, e a Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Mãe de Deus e Senhora nossa, concebida sem pecado original no primeiro instante de seu ser. Amém.

Ato de contrição: Dulcíssimo Jesus Sacramentado, em quem creio, em quem espero, a quem adoro e amo sobre todas as coisas; Cheio da mais viva dor de ter-vos ofendido, recorro a vossos pés e presença santíssima, conhecendo que tenho pecado diante do céu e contra Vos, e por ser quem sois, Bondade infinita, me pesa uma e mil vezes de ter-vos ofendido. Recebei, Senhor, a contrição de meus pecados, e aumentai e tornai perfeita, para que seja firme o propósito que tenho de nunca mais voltar a ofender-vos, e de me confessar devidamente. E em reconhecimento da vossa misericórdia, espero que me conceda a vossa graça, quero dedicar-me a vosso serviço no Santíssimo Sacramento, onde os amarei e bendizerei por toda a minha vida. Amém.

Orações finais para todos os dias

Rezar a oração do dia correspondente

Rezar seis Pai-Nossos, seis Ave-Maria e seis glórias ao Santíssimo.

Ao final as seguintes orações

Adoração: Vós sois meu Deus, e vos confessarei sempre neste Santíssimo Sacramento. Vós sois meu Deus, e vos exaltarei. Os confessarei sempre, porque os haveis dignado ouvir minhas súplicas neste lugar de propiciação. Glorificarei vosso santo NOME eternamente, porque assim manifestais sobre mim vossa misericórdia. Vós sois Deus, e não há outro fora de Vos. Vós sois Santo, sois Senhor, e sois Altíssimo. Vós sois esplendor do Pai e figura de sua substância. Iluminai meu entendimento e abrasai meu coração com vosso divino amor.

Fazer aqui o pedido que se deseja alcançar com a Novena.

Propósitos:

Fazer um exame de consciência, para descobrir todas as vezes em que participou da comunhão em estado de pecado, e pedir a Deus perdão por receber o Próprio Deus com a alma em pecado.

Meditar nas vezes em que não teve o devido respeito perante o Real Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada.

Fazer um firme propósito de adorar Jesus Sacramentado de todo o coração e de todo o entendimento.

Procurar arrancar da vida todas as ocasiões de pecado para viver na graça de Deus.

Fazer uma boa confissão antes de receber o Corpo e Sangue de Jesus.

Oração: Dulcíssimo Jesus Sacramentado, que obrigado por vossa infinita caridade quisisteis enriquecer a Igreja com o preciosíssimo tesouro de vosso Corpo e Sangue para ser na Eucarístia o Rei que nos governa, Pastor que nos dirije, Médico que nos ama, Hóspede que nos enriquece, Amigo que nos consola, e Esposo que nos faz felizes para sempre; Fazei, Senhor, que eu consiga neste Sacramento tão singulares misericórdias, e que reconhecendo nele vossa real presença, corra a adorar-vos frequentemente em Espírito de verdade para desagravar-vos do sofrimento que padeceis nas Igrejas, e para recompensar as injúrias que recebeis dos infiéis e hereges, e dos maus cristãos com suas comunhões sacrílegas. e já que são tão pobres meus afetos, eu vos ofereço todas as adorações que vos tributam os bem-aventurados, e as adorações que os dei na terra, e vos está dando no céu a Rainha dos Anjos Maria Santíssima. recebei-me, Senhor, por perpétuo escravo vosso, e fazei com que eu vos adore com reverência,e no céu continue a dar-vos adorações, pedindo-vos que socorrais as necessidades em que se encontra a Santa Igreja, e que olheis com perpétua misericórdia para este vosso católico povo. Destrui as heresias, convertei aos pecadores e aperfeiçoai aos justos. Abri, Senhor, vossa mão generosíssima, e compadecido de minhas necessidades espirituais e temporais, dai-me o remédio que em tudo necessito, que, santificado com vossa graça, vos adore por todos os séculos na glória. Amém.

Oh! sacrifício e hóstia salutar

Que as portas do céu nos sejam abertas!

A luta nos oprime formidavelmente;

Todo nosso favor e esforço sejam para defesa de vossa glória.

Nos desteis, Senhor, o Pão do céu. Que encerra em si todo deleite.

Oração Final: Oh! Deus, que nos desejaste a memória de tua Paixão neste admirável Sacramento; concedei-nos que de tal sorte veneremos os sagrados mistérios de teu corpo e sangue, que experimentemos continuamente em nós o fruto de tua redenção. Que vives e reinas com Deus Pai em unidade do Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Dia

Soberano e eterno Deus, em cuja presença estão cheios de respeito os mais altos Serafins; e maravilhados de vossa infinita grandeza não fazem mais que repetir: Santo, Santo, Santo; Que haveis querido encerrar na Sagrada Eucaristia todas vossas perfeições: Digna-vos receber em sinal de meu agradecimento todas as adorações que vos deram e dão todos os espíritos bem-aventurados desde sua criação, e todos os santos desde que entraram em vossa glória, e as que vos dão e darão todas as criaturas desde o princípio do mundo por toda a eternidade; Vos peço humildemente que, ilumineis minha alma com uma fé muito viva, para que conhecendo vossas finezas no Santíssimo Sacramento, sejam tributados continuas ações de graças e a mais profunda adoração. Amém.

Segundo Dia

Soberano Senhor e Rei eterno, que, estando no céu a direita do Pai como universal Imperador, e Senhorio sobre todos os Santos, e espíritos bem-aventurados, cantando-vos perpétuas adorações, e reconhecendo-vos por verdadeiro Rei e Senhor, quisesteis humilhar-vos no Santíssimo Sacramento do altar, encubrindo toda vossa grandeza, vos suplico com a maior humildade venha a minha alma, como poderoso Rei; Destruas todos meus inimigos, que são meus vícios, e imprimas firmemente vossas divinas leis, e prometo ser-vos fiel, obedecer-vos e adorar-vos em espírito e verdade por toda minha vida. Amém.

Terceiro Dia

Dulcíssimo Senhor e vigilante Pastor de minha alma, que não contente em ter-me buscado e levado sobre vossos ombros como ovelha perdida, quisesteis dar-vos no Santíssimo Sacramento, para dar-vos em alimento as fiéis ovelhas e que comessem a mesma carne, e bebessem o preço so sangue de vosso sagrado corpo, cumprindo desta maneira e com excelência os oficios de verdadeiro Pastor, fazei que arrependido já de ter-vos feito trabalhar em buscar-me, por ter fujido de Vos tantas vezes, de aqui em diante me deixe guiar e governar por vossa graça, e apascentada minha alma com tão divino manjar, jamais volte a cair nas garras da fera péssima da culpa. Amém.

Quarto Dia

Amabilíssimo Senhor e Jesus meu, que quisesteis dar a conhecer vossa misericórdia chamando-vos Médico e para que sarassemos de todas as enfermidades de nossa alma os dignasteis deixar na Igreja a preço sa medicina de vossa própria carne e sangue : Compadece-vos Médico divino de todos meus males. Olhai Senhor, que faz muitos anos que os padeço; mas se vós quereis, podeis neste instante mesmo limpar-me de toda minha lepra: vejo interiormente aquele e piedoso gesto com que sarasteis ao leproso; e sarou também a enferma do fluxo de sangue, tocando o vosso manto, sare eu de todas as minhas culpas, recebendo dignamente vossa carne, e ganhe assim a saúde para sempre. Amém.

Quinto Dia

Sapientíssimo Senhor e Mestre de minha alma, que depois de ter falado tantas vezes e de tantas maneiras a vosso antigo povo por meio dos profetas quisesteis falar e ensinar por Vos mesmo aos filhos da Igreja, estabelecendo vossa perpétua cátedra no Santíssimo Sacramento, onde como verdadeiro monte de Deus e casa de Jacó convidais a todos para que os ouçam, comunicando os tesouros de sabedoria e ciência que em Vos se encerram; apiedai-vos, o dulcíssimo Mestre meu, de minha rudeza e ignorância, e digna-vos comunicar a meu entendimento luz para que aprenda a cumprir vossos mandamentos, ensinando-me ao mesmo tempo a conhecer Vos e a conhecer me, para que em tudo sempre execute vossa divina vontade. Amém.

Sexto Dia

Onipotente Senhor e Pai amabilíssimo, que sendo dono universal de toda a criação tem tanto amor aos homens, que os adotais por filhos, e quereis que o sejam e se chamem assim, preparando-lhes na mesa divina o pão do céu para seu alimento: Despertando minha alma do pecado em que há vivido, me apresento a vossa soberana presença, qual se fosse aquele e pródigo do Evangelho recurro a Vos confiando que sois meu Pai, ainda que tenha perdido tantas vezes a preço sa qualidade de filho vosso. Oh! se pudesse dar uma voz de verdadeira dor aos meus pecados, que penetrando os céus se ouviriam por todas partes que tive pecado contra meu bom Pai! Humildemente vos peço me perdoeis, e me recebais em vossa graça, admitindo-me ao convite de vosso divino Sacramento, para permanecer nele até o fim de minha vida. Amém.

Sétimo Dia

Benigníssimo Senhor e hóspede divino de minha alma, que sendo os céus curto espaço para vossa grandeza, gostais de hospedar-vos na pobre casa de meu coração, e para salvar-me haveis querido dar-vos no Santíssimo Sacramento, digna-vos, Senhor, que assim como enriquecesteis a Rainha dos Anjos, Maria Santíssima com inumeráveis graças e dons, porque a escolhesteis para morada vossa, derraméis sobre mim as riquezas de vossas misericórdias para que, sendo eu templo vosso, possa receber vos dignamente, e conservar sempre em mim a santidade que necessito. Amém.

Oitavo Dia

Deus e Senhor enamorado das almas, já que tanto nos assegurais que tendes todas as delícias em estar com os homens, e em sinal de tanta fineza dissesteis a os Apóstolos depois de haver-lhes dado a Comunhão : " já não os chamarei servos, mas sim amigos meus "; E vós mesmo dissestes deste Sacramento a todos os cristãos que os recebem dignamente. Por esta amizade, Senhor, vos peço que exciteis em meu coração os mais vivos afetos de amor e de ternura para que não ame outra coisa senão a Vos, nem pense em outra coisa mas que em visitar-vos e adorar-vos, agrandando-me sempre com o trato de tão bom Amigo, até que goze de vossa clara visão na glória. Amém.

Nono Dia

Começar com as orações preparatórias para todos os dias. Dulcíssimo Jesus Sacramentado, que haveis querido na Sagrada Eucaristia assinalar-vos com os títulos de maior consolo para nós, querendo também que neste mistério vos reconheçamos por Esposo fiel e amante de nossas almas; fazei Senhor, que eu corresponda a tanta fineza, e que me prepare com as vestiduras nupciais para assistir dignamente a tão santo casamento, e poder celebrar depois eternamente na glória. Amém.