Orações Católicas

Todas as oraçõesDownload

Novena a São Benedito

Oração Inicial

Ó Deus Que em São Benedito manifestais as vossas maravilhas, chamando à vossa Igreja homens de todos os povos, raças e nações, Concedei, por sua intercessão, que todos, feitos vossos filhos pelo batismo, convivam como verdadeiros irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração de Oferecimento:

Ó Deus de bondade que, Destruindo o Velho homem, criaste em São Benedito um Homem novo segundo a Vossa imagem, daí que possamos, igualmente renovados, oferecer este sacrifício de reparação. Por Cristo, nosso Senhor.

Primeiro Dia

São Benedito não é apenas o patrono das cozinheiras e das donas de casa. Ele é um verdadeiro santo, alguém que viveu o Evangelho, um modelo de homem livre.

Embora analfabeto, ignorante e filho de escravos, sobressaiu a todos. Aconselhou sabiamente doutores, políticos e autoridades do seu tempo.

Até sábios e poderosos iam consultá-lo e pedir suas orações, sua intercessão poderosa junto de Deus. Depois de morto, continua até hoje sendo venerado e invocado. Sua ciência e sabedoria, dons do Espirito Santo, impressionaram a todos. No Brasil colônia, ele não surgiu apenas como ideal, como estandarte de esperança, para o escravo perseguido e maltratado, mas transformou de maneira profunda a situação do negro da época. Hoje em dia, ele continua sendo uma espécie de canção libertadora, para encorajar a todos os que estão sendo esmagados, sob qualquer tipo de opressão e de jugo, para todos os que anseiam ver os seus valores pessoais reconhecidos e querem dignidade e oportunidades, para si e seus filhos. E assim testemunhar ao mundo, por eles mesmos e por todos os seus antepassado sem voz e sem vez, do que é capaz alguém que não teve e não tem outra madrinha senão a própria inteligência, esforço e infinita sede de Deus.

Benedito é a prova e o aval de que isso é possível. Ele deve ser descoberto e colocado como modelo, como meta de libertação, para o oprimido, para o aprisionado pelas grades do mundo.

Embora manso, humilde para com todos , foi sóbrio para consigo mesmo, para conquistar o reino de que falaram Isaías e outros profetas e depois Jesus Cristo. Quando as circunstâncias o exigiam, ele também sabia mostrar-se sóbrio para com os outros, sem nunca abandonar seu equilíbrio, e a comunhão com Deus.

E para erigir a justiça e a verdade, não tolerava o desamor, o desrespeito ao outro, aos direitos próprios e alheios, ao cumprimento dos deveres.

Ele nos inquieta por causa de nossas omissões, do nosso silêncio culposo, da nossa indiferença, do medo de denunciar injustiças, opressões, discriminações, humilhações. Ele nos inquieta por causa da nossa resignação, acomodação e aceitação passiva daquilo que nos humilha, nos separa e divide e nos aliena.

Evangelho:Lc 22,24-27: Tema " Servir" Intercessões

Senhor Jesus Cristo, coroa de todos os santos, por intercessão do vosso servo e amigo São Benedito, Ouvi a Voz da oração daqueles que imploram hoje as vossas graças.

Ensinai-nos, Senhor, a servir.

Senhor, que não vieste para ser servido mas para servir e dar a vida por todos, fazei de nós verdadeiros servidores dos nossos irmãos.

Que os pobres, os enfermos e os mais abandonados tenham preferência em nosso serviço, como vós também destes preferência aos mais abandonados.

Despertai em todos os cristãos o espírito de amor ao próximo, para que o nosso testemunho converta todos para a verdadeira fé.

Abençoai a Santa Igreja e sua cabeça Visível, o Papa João Paulo II, empenhado em servir a todos na causa da justiça e da paz, para que seus esforços sejam reconhecidos por todos.

Olhai por nossa cidade e por nossa paróquia: que esta festa aumente entre nós a fraternidade e o desejo de imitar as virtudes de São Benedito.

Outros pedidos. Oração:

Deus eterno e Todo-Poderoso, que pela proteção de São Benedito continuais a manifestar o vosso amor por nós, concedei, por sua intercessão, que vos possamos servir cada vez mais e melhor nas pessoas dos nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Segundo Dia

Deus Não faz acepção de pessoas. Tem, sim, predileção pelos pequeninos que se esforçam, que, caindo, se levantam, que, pecando, pedem perdão, que não deixam a oportunidade passar, que se convertem, No Reino de Deus não há distinções semelhantes às que nós fazemos. Muito menos de raça, de cor, de nacionalidade.

No entanto, segundo os critérios coloridos dos homens, muitos santos foram negros: Santa Efigênia, São Elesbão e São Benedito.

Dentre uns e dentre outros muitos, tantos humildes e ilustres, ignorantes e cultos, louros, amarelos, índios, mestiços, feios e formosos, segundo o critério estético dos Homens, o preferido é São Benedito, no Brasil principalmente.

Mais uma vez Deus manifestou sua predileção, ocultando a sabedoria, a santidade e a face as sábios e doutores e revelando-as aos pequeninos.

Evangelho:Mt 9,20-22 Tema: "Estive Enfermo e me Visitastes" Intercessões

Cristo é o médico dos corpos e das almas, pois, enquanto o pecado é a doença das almas, a doença é o resultado do pecado no corpo. Que nosso senhor venha em socorro de todos esses males.

Curai-nos, Senhor, porque pecamos contra vós!(Sl 40,5)

Vós, Senhor, que viestes tirar o pecado do mundo, vinde em nosso auxílio, para que, curados no corpo e na alma, possamos agradar-vos por uma vida santa, e melhor servir os nossos irmãos.

Tendes compaixão do nossos doentes, Senhor! Que seus sofrimentos os purifiquem e os façam cada vez mais semelhantes a vós, que nos remistes pelos sofrimentos da cruz .

Vós que nos ensinastes a suportar, com paciência os sofrimentos da vida, para termos parte nos merecimentos da vossa paixão, dai-nos coragem e até mesmo alegria em nossos sofrimentos

Aceitai também as dores das crianças, vítimas inocentes dos pecados do mundo, e fazei-nos compreender que tudo isso está dentro do vosso plano de amor.

Nós vos recomendamos nossos parentes, nossos amigos e benfeitores, que chamastes para a eternidade, bem como todos os que faleceram recentemente em nossa paróquia. A todos daí a luz que não se apaga.

Outros Pedidos.

Oração:Ó Deus, que Enriquecestes São Benedito com o Dom de Curar os enfermos, o que ele tantas vezes realizou, continuai a vir em socorro de todos aqueles que vos invocam Pela interseção deste vosso servo e amigo.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Terceiro Dia

Muitos Mosteiros rigorosos foram sendo abertos, com santos homens, na mais rigorosa observância da pobreza, da obediência, da castidade nos rigores da penitência, do sacrifício, da oração.

Foi num desses Mosteiros que um dia se encontrou São Benedito, transformando-se aos poucos no mais pobre, no mais obediente, e no mais casto de todos.

Não que ele tivesse nascido melhor do que os outros. Mas ele se esforçou, pelo amor que sentia a Deu, em ser cada vez melhor.

Evangelho : Mt 23,8-12 Tema: "Quem se humilha será exaltado" Intercessões

Reconhecendo com Simplicidade e Humildade nossas limitações e pecados, peçamos a nosso Senhor que venha em nosso socorro com sua graça.

Senhor, Escutai a nossa prece!

Por todos os que governam o povo de Deus, para que desempenhem suas funções de mestres e guias com todas as disponibilidades e caridade cristã, rezemos:

Por todos os que consagraram a Deus na vida religiosa, para que se lembrem que sua vocação não é apenas um privilégio, mas uma obrigação de serem " sal da terra e luz do mundo", rezemos:

Por todos nós, que ouvimos hoje a palavra de Cristo e vimos o exemplo de São Benedito incentivando-nos na humildade, para que o senhor nos livre de todo orgulho e mau exemplo, rezemos:

Para que, movidos pelo Espírito Santo, procuremos agir corretamente com todos, abandonando toda malícia, hipocrisia, ciúme e maledicência, rezemos:

Por todos os nossos irmãos que sofrem, para que encontrem alívio, paz e saúde pela recepção do pão eucarístico, rezemos:

Outros pedidos. Oração:

Ó Cristo, manso e humilde de coração, que tornastes o coração de São Benedito semelhante ao vosso, convertei-nos para a verdadeira humildade, para que saibamos tratar a todos com mansidão e caridade.

Ensinai-nos a conhecer o nosso lugar no mundo, para podermos servir os nossos irmãos e não para dominá-los.

Atendei-nos, ó Cristo, Filho eterno do Pai, que com ele viveis e reinais na unidade do Espírito Santo. Amém.

Quarto Dia

Quando criança, Benedito foi pastor das ovelhas. Na idade em que as crianças brincam de aviões, de revólveres, de namorados, Benedito pastoreava suas ovelhas.

Mais tarde, mais crescido, foi lavrador.

Na idade em que os adolescentes se olham no espelho com ódio das pequenas coisas, penteiam os cabelos e se perfumam para conquistar garotas, estudam ociosos de outra coisa senão estudar, Benedito lavrava a terra.

Na vigilância das ovelhas e no cultivo da terra, Benedito arcou com as responsabilidades de ser criança e de ser adolescente.

Com 18 anos, geralmente idade das grandes definições, decidiu consagrar-se ao Senhor. Enquanto refletia nesse ideal, comprou então uma junta de bois, para lavrar a terra r ajudar mais e melhor seus pais e os mais pobres. Assim, chegou aos 21 anos.

A chamado de um monge, foi viver entre os irmãos eremitas de São Francisco.

Professou os três votos: pobreza, obediência e castidade, e o de vida quaresmal. Este último implicava viver a vida toda fazendo penitência sem mitigação e sacrifícios os mais duros: uma eterna quaresma.

Evangelho:Mc 1,29-39 Tema " Disseram-lhe: todos te procuram " Intercessões

À semelhança de Jesus, São Benedito passou a vida fazendo o bem. Que ele seja,mais uma vez, nosso intercessor, com Cristo junto ao Pai e olhe especialmente Por aqueles, neste momento, precisam até de milagre para continuar a viver.

misericórdia vos pedimos, senhor!

Lembrai-vos sos nossos doentes, dos desenganados e de todos os que sofrem no corpo e na alma. Ensinai-os a transformar suas dores e sofrimentos redentores.

É obra divina curar a dor. Para que Deus abençoe os esforços dos cientistas e médicos nas pesquisas das doenças e seus remédios, e eles tenham a alegria de ver seus trabalhos coroados de êxitos, rezemos:

Nós vos recomendamos também as religiosas, enfermeiros e enfermeiras que neste momento estão a cabeceira dos enfermos, para que eles sejam ali sinais da presença de Cristo.

Vinde em auxílio daqueles que, cansados de uma vida vazia e desnorteada, procuram o caminho da justiça, da pureza e da verdade.

Reuni, ó Pai, no reino da alegria e da paz todos aqueles que, neste mundo, procuraram servir a vós e ao seus irmãos. Sejam para sempre felizes na ceia da comunhão eterna.

Outros Pedidos.

Oração: Aqui estamos, ó Cristo, na vossa presença, para agradecer-vos por todos os benefícios recebidos.

Iluminados pela vossa graça, olhamos para este " vale de lágrimas", onde nossos irmãos imploram nossa presença e ajuda.

São muitos os que estão a beira do caminho, gemendo, "Onde estão os meus irmãos?" E ninguém lhes responde. Dai-nos, Senhor, um coração semelhante ao de São Benedito, para sermos verdadeiros irmãos dos nossos irmãos, como fostes para nós o melhor irmão. Amém.

Quinto Dia

Como eremita, Benedito foi além da simples observância, Procurava se vencer a si próprio e se humilhar diante de Deus, Pois um homem, mesmo que nada tenha de que se acusar, sabe sempre que é pecador.

Aos poucos, Benedito ficou conhecido em toda a região, devido a sua bondade e santidade. As pessoas iam procura-lo para ser curadas. E ele ajudou a muitos e atendeu a todos. Benedito fez-se um migrante. Porque possibilitava muitas curas e, por isso, muita gente corria atrás dele. Ele sempre usou os dons e carisma, com os quais Deus o cumulou, com a maior honestidade e santidade. Por isso, pela sua retidão e humildade, cada vez recebia mais graças de Deus e operava mais prodígios. Sempre protestava não ser ele quem curava - o que corresponde a mais límpida verdade, pois é Deus quem cura através dos homens - mais sim Maria Santíssima, que se dignava agir através dele. Deus e a Mãe de Jesus Cristo!

Evangelho:Lc 6,20-23 Tema " Bem-Aventurados os pobres" Intercessões

com a entrada de Jesus no mundo, a hierarquia dos valores foi totalmente revolucionada. Somos agora "Homens das bem-aventuranças". Que o Cristo nos ajude a vivê-las intensamente.

Ajudai-nos, Senhor, Vos pedimos!

Por todos que querem seguir os exemplos de São Benedito, para que procurem viver as bem-aventuranças, pondo sua segurança unicamente em Cristo ressuscitado, rezemos:

Pelos que ainda não descobriram a felicidade do servir, para que abram os olhos para os exemplos de Cristo e dos seus santos, rezemos:

Pelos que sofrem por causa da ganância dos que querem sempre mais, para que não percam sua esperanças nos bens eternos, rezemos:

Para que não cansemos de fazer o bem e de trabalhar na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, rezemos:

Para que nós, respondendo afirmativamente ao convite de Jesus, sintamos a alegria de ser amados por Deus, participando da sorte dos seus profetas, rezemos:

Outros Pedidos. Oração:

Ó Cristo, vosso evangelho veio anunciar uma nova humanidade e para ela convidaste todos os que aceitarem vossas palavras, prometendo seguir vossos exemplos. Ativai em nós as graças concedidas em nosso batismo. Libertai-nos das falsas seguranças que nascem dos bens deste mundo e dai-nos determinação para caminharmos numa vida de amor que não conhece fronteiras.

Que nosso padroeiro São Benedito interceda convosco junto ao Pai, para que alcancemos o espírito das bem-aventuranças praticando-as diariamente no exercício de nossas responsabilidades pessoais, familiares e sociais. Amém.

Sexto Dia

Passados 17 anos no deserto, Frei Benedito, por ordem do papa Pio IV, teve de escolher para viver entre um dos conventos aprovados pela Santa Sé. Escolheu os Capuchinhos, cuja a regra mais se assemelhava à sua antiga. Foi para o convento de Santa Maria de Jesus e foi escalado para ser cozinheiro. Mais uma vez, um ofício tido como humilde: pastor, lavrador, cozinheiro. Benedito já era um homem requisitado, perseguido pela multidão em busca de uma cura, de um conselho, de uma oração, de uma benção. Ele poderia ter dito que era "importante" demais para ser cozinheiro. Ele sabia, porém, que não há homens importantes, nem trabalhos menos importantes. Existe o trabalho a ser executado, santificado pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, quando ajudou o pai carpinteiro. Todo homem é importante, e não apenas algumas funções e alguns homens são importantes.

Evangelho:Mt 14,13-21 Tema " Vocês mesmos lhes dêem de comer" Intercessões

Façamos agora nossos pedidos a Jesus, que saciou a fome do povo, porque a mesma , misericórdia se acha aberta para atender-nos em todas as nossas necessidades.

Senhor, socorrei-nos!

Daí, Senhor, fome de justiça a quem tem pão, para que não falte o pão a quem tem fome.

Vós que dissestes: "Dêem-lhes, vocês mesmo, de comer", lembrai-nos diariamente nossos deveres para com os pobres da nossa paróquia.

Afastai de nós o flagelo da seca e das enchentes que deixa atrás de si rastros da fome, da miséria e da morte.

Vós que fizestes da abundância do pão e da paz o sinal dos tempos messiânicos, livrai as nações dos horrores da guerra, das revoluções e ocupações estrangeiras, para que possam encontrar a paz e o progresso que procuram.

Aceitai, ó Pai, nossos agradecimentos pelo maior dos vossos don, vosso Filho Jesus Cristo, que vejamos nele o amigo, o irmão e o caminho seguro da casa paterna.

Outros pedidos. Oração:

Ó Deus, que sustentais vossos filhos com os frutos da terra e alimentais nossas almas com o Pão da vida eterna, fazei que jamais nos falte o sustento espiritual e material. Fazei-nos atentos às necessidades dos nossos irmãos. Que nunca excluamos ninguém da nossa caridade. Queremos ouvir e acreditar nas vossas palavras, que nos garante: "Tudo o que fizerem ao menor dos meus discípulos, é a mim que vocÊs fazem".

Bendito sejais, Senhor, pelas mãos carismáticas de São Benedito, que destilaram amor pelos pobres. Ensinai-nos a seguir deus exemplos, como ele seguiu os vossos. Amém.

Sétimo Dia

Frei Benedito foi eleito superior pelos seus irmãos de comunidade, sensibilizados peça sua santidade, prudência e sabedoria.

Triste e humilhado, correu para junto de seu superior, a implorar que o dispensasse de cumprir essa ordem.

Nada feito. Sendo tão inculto e ignorante das coisas dos homens, Benedito não o era, entretanto, das coisas de Deus.

Passou a ser o mais disciplinado, se já não o era, de todos os seus confrades, e governava mais pelo exemplo e pela oração que por qualquer outro meio.

Sua presença já era um estímulo para que os outros fossem bons, e melhores. No próprio repreender, Frei Benedito o fazia com tanto amor e cuidado, que o admoestado se corrigia e não mais incidia no erro. Se, por acaso, por algum motivo, repreendia com severidade maior, ou injustamente(como o fez uma vez, levado por falsas informações), pedia perdão com a maior humildade, e diante de todos. Sua vida foi uma autêntica demonstração de evangelho vivo. Palavra de Deus.

Evangelho:Jô 2,1-11 Tema " Façam tudo o que ele disser" Intercessões

A Eucaristia e Nossa Senhora ocuparam o centro do coração de São Benedito.

Ao redor da Eucaristia giram céus e terra; ao redor de Maria girou o próprio filho de Deus. Que Deus nos ajude a não ficarmos fora da órbita de nenhum dos dois.

Cristo, Pão do céu, dai-nos a vida eterna!

Cristo, que nos mandastes celebrar a ceia eucarística em vossa memória, santificai vossos fiéis pela devota celebração dos santos mistérios.

Cristo, pão do céu, que unis num só corpo todos os que participam do mesmo Pão, aumentai a paz e a concórdia em nossa paróquia.

Cristo, médico divino, que nos dais no pão eucarístico o remédio da imortalidade, devolvei a saúde aos doentes e a esperança aos desnorteados.

Cristo, que viestes ao mundo por Maria, e fizestes dela a medianeira de todas as graças, fazei que todos a reconheçam como caminho que leva a vós.

Fazei, ó Cristo, que amemos , muito vossa Mãe e que procuremos levar todos os nossos irmãos a uma verdadeira devoção a ela.

Outros Pedidos Oração:

Ó meu protetor, São Benedito,que tantas vezes alimentastes vossa vida com o Pão dos fortes, Ajudai-nos a adorar a Cristo noite e dia no altar do nosso coração. Pedi a ele em nosso favor, bem como a Virgem Maria, da qual fostes um dos filhos prediletos. Abençoai nossa pátria, cada filho deste Brasil, para que sejamos fiéis à nossa fé, devotos da Mãe de Deus e nossa e atentos as exigências da caridade fraterna. E vós, ó Cristo, que Sois a alegria de todos os santos, sede nosso consolo nesta vida e nossa alegria na eternidade. Amém.

Oitavo Dia

As virtudes de Benedito foram todas desenvolvidas com a graça do senhor no sangue e na cruz, em grau heróico.

Em primeiro lugar, a fé , pois sem ela não existiria Benedito, nem Santo, nem milagres. Com fé Benedito socorreu doutores e pobrezinhos, ilustres e letrados. Imagem do seu pai São Francisco, Benedito amava a Senhora Pobreza, e assim, vestia-se muito modestamente, com um velho e recomendado hábito. Sempre descalço, nada acrescentava, nem uma sandália, quando o frio era tanto, que nevava, nem coberta, nem colchão. Era tão obediente, que tudo o que fazia debaixo dessa virtude era feito com a máxima prontidão e alegria. E na Igreja de Santa Maria de Jesus é representado com um lírio na mão, simbolizando a pureza em que vivia. Prudente, justo, forte e dotado de temperança, espirito de penitência e oração, Benedito era devoto de São Miguel Arcanjo, São Pedro e São Paulo, São Francisco de Assis , Santa Úrsula e especialmente Nossa Senhora, a quem atribuía as maravilhas que operava.

Evangelho:Mc 10,14: Tema " Deixe Vir a mim as criancinhas " Intercessões

Ao Cristo quer socorrer-nos em nossas necessidades espirituais e materiais, peçamos cheios de confiança:

Ó bom Jesus, ouvi-nos!

Vós que fizestes a luz da vossa misericórdia e compaixão brilhar na face de São Benedito e de todos os vossos santos, olhai para vossa Igreja, para que continue refletir para o mundo a mesma bondade.

Vós, Senhor, que sempre vos deixastes comover pelos sofrimentos das mães, olhai compassivo aquela que hoje vos recomendam seus problemas familiares.

Vós que recebestes todo o poder no céu e na terra, expulsai as doenças, abençoai as crianças e os jovens e daí paz às famílias.

Daí aos pais a alegria de verem suas casa prosperando e seus filhos crescendo em sabedoria, idade e graça.

Consolai as famílias enlutadas pela morte e fortificai-lhes a esperança de que, um dia, todos os seus membros estarão reunidos na Casa do Pai.

Outros pedidos.

Oração:Ó meu glorioso protetor, São Benedito. Que agora, no céu, estais tendo o prêmio do vosso grande amor a Deus e da fidelidade constante à Igreja, abençoai todas as famílias de nossa cidade e todos os vossos devotos.

Livrai-me de tudo o que possa pôr a perder minha salvação eterna e fazei-me andar nos caminhos do Evangelho, da justiça, da verdade e do bem. Assim seja.

Nono Dia

Em 1589 Frei Benedito adoece por duas vezes. Da primeira vez, contra todas as expectativas e a convicção do médico, cura-se, conforme profetizara.

Na segunda vez, um mês depois, sofreu 29 dias seguidos. Conta-se que um dos frades presentes ao seu passamento, vendo o mouro de olhos fechados e imóvel, e julgando-o morto, acendeu uma vela e já ia colocá-la em suas mãos. "meu filho, diz o santo, ainda não chegou a hora. Quando for a hora eu aviso".

Morreu um pouco mais tarde, mansamente. Morto, começou a tumultuada ação sobre os seus despojo.

Cumprindo sua vontade, Benedito foi enterrado logo, na vala comum, sem distinção de espécie alguma, e o povo todo estava ausente, pois havia uma festa muito popular nesse dia.

Contudo, logo que soube, correram todos para o convento de Santa Maria de Jesus, a 3 Km de Palermo.

Depois de um Processo lento, longo e minucioso, foi canonizado em 1807. De Portugal, sua Devoção chegou ao Brasil.

E hoje é um dos Santos mais populares da nossa terra, de norte a sul.

Evangelho:Mt 8,5-13: Tema " Fé Adulta " Intercessões

Senhor, Pai de misericórdia, acolhei com bondade nossos pedidos, para que cresçamos ainda mais na nossa fé. Senhor, atendei a nossa prece!

Pelos pregadores da palavra divina, para que aproveitem as manifestações das devoção popular para uma sólida evangelização, rezemos:

Para que a nossa caridade seja sincera e transparente, superando as desigualdades sociais e tudo o que possa ser motivo de desunião e discriminação, rezemos:

Ó Cristo, que quereis ver vossa Igreja pobre e desapegada, fazei que ela se coloque, com todos os seus bens, a serviço dos pobres e dos órfãos, como ela fez desde o tempo dos Apóstolos.

Senhor: vossa Providência governa a terra e alimenta as criaturas; livrai-nos daquelas preocupações que nos fazem esquecer os bens espirituais e eternos.

Aumentai, Senhor, cada vez mais, a nossa fé. Que ela seja pura, forte, alegre e diligente, manifestando-se em lindos frutos de caridade.

Outros pedidos.

Oração:

Ó Cristo, Filho de Deus bendito, resplendor da perfeição infinita do Pai, dai-nos uma fé adulta, alimentada diariamente no evangelho, nos ensinamentos da Igreja e na oração.

Vós que, há quatrocentos anos, iluminais a terra com a santidade de São Benedito, fazei que nossa fé seja missionária, esforçando-nos por ser sal da terra e luz do mundo, colaboradores vossos na salvação dos nossos irmãos. Amém.